Ubuntu 10.04 no Notebook Acer 5532

Publicado: 02/05/2010 por Robert Lucas em Eu recomendo, Linux, Notebook, Open Source, Tecnologia

A poucos dias adquiri o Notebook Acer 5532, com processador Athlon TF-20, 2GB de ram, HD 160gb, placa de vídeo ATI RADEON HD3200, dentre outras coisas, veio com o Windows 7 Starter, mas não era de meu agrado, como apaixonado pelo meu Linux, esperei até ontem a saída no Lucid Lynx para poder instalar aqui no meu brinquedinho e o fiz, e é isto que vou relatar pra vocês a partir de agora.

Já adianto que neste artigo não irei explicar como instalar o Ubuntu e nada parecido, há muitos artigos disponíveis sobre este tema na internet, vou apenas relatar sobre o uso e o funcionamento do sistema no equipamento descrito acima.

Com a instalação correu tudo perfeitamente, sem nenhum erro e nem mesmo nenhuma dificuldade em relação ao hardware, o sistema reconheceu e configurou todos os equipamentos disponíveis sem haver necessidade de nenhuma intervenção de minha parte.

O processo de instalação não foi um exemplo de velocidade, devido ao processador que acompanha o notebook mas ainda assim durou menos de 40 min, contando a atualização de idiomas (que por sinal demorou um pouco, devido à minha conexão que tem apenas 650kb). Durante a instalação é exibida uma série de telas com informações sobre os programas e serviços do Ubuntu, que eu gostei bastante, ficou bem limpa e direta.

Com a instalação concluída comecei o processo de averiguagem no sistema – traduzindo: me surpreendi – o sistema está ao meu ver bem leve e com um visual bem atraente. Imaginei que viesse que os detalhes do tema em roxo como já havia visto em alguns screens, mas foi em cinza, o que achei mais interessante e sóbrio. O sistema está com a inicialização mais rápida e principalmente o que acho mais interessante o desligamento do sistema, está desligando quase que antes de clicarmos no botão (exagerado só um pouco).

A instalação ficou bem enxuta em relação à anterior, contendo programas e pacotes bem básicos, creio eu para poder agilizar a instalação e manter a estabilidade dele, bom por um lado, mas pra quem não tem uma conexão tão boa vai sofrer um pouco pra colocar tudo em dia, mas nada que umas 3 horas de download não deixe o sistema 100% pronto pra qualquer procedimento.

O sistema se comportou perfeitamente com o hardware disponível no notebook, em alguns processos o processador fica a pico, mas nada que não o deixe trabalhar direito, em geral o consumo normal dele durante as atividades gira em torno de uns 40% a 60%, dependendo do aplicativo. O que deixa o processador pirado, a 80% a 100%de utilização são os aplicativos em Flash na internet, como exemplo os jogos no Facebook (jogo o Social City, vício puro), mas pra minha surpresa, no Windows ele tem um rendimento pior, ficando com o processamento acima dos 90% sempre.

Todos os processos são feitos com a placa de vídeo 3D ativada para o melhor gráfico possível, ou seja, não poupando hardware e ainda assim, com todos os per causos o notebook tem se comportado melhor com o Ubuntu 10.04 com todos os recursos gráficos ativos e todos os programas que eu possa necessitar instalado, comparando-o ao que veio instalado com o mesmo, um Windows 7 Starter, que vem com boa parte dos efeitos gráficos desativados, a placa de vídeo configurado pra melhor desempenho do equipamento, não do gráfico.

Em resumo, como sempre o Ubuntu vem “matando a pau”, explorando melhor o hardware disponível e muita das vezes fazendo milagres, para este notebook em especial aconselho a todos o uso do Linux, vão poder aproveitar melhor todo o equipamento que tem nele.

Então é isto, espero que seja de bom proveito as informações aqui dispostas, pra você que tem este notebook e quer experimentar o Ubuntu nele, vai sem medo que não irá se arrepender, não somente este modelo, mas como qualquer outro, estaremos sempre a disposição em caso de qualquer dúvida que surgir no processo. Abraços. 😉

Deixe um comentário