Os 7 segredos de Lost

Publicado: 14/02/2007 por Robert Lucas em Uncategorized

1- O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS

4, 8, 15, 16, 23, 42. A seqüência numérica cheia de mistérios, que sempre aparece na série, ganhou uma explicação oficial. Ela faz parte de uma equação criada pelo matemático (fictício) Enzo Valenzetti. E diz quanto tempo resta até o fim do mundo. Alvar Hanso (1), o fundador da Dharma, anunciou isso num vídeo que os produtores de Lost fizeram para a internet. O que Valenzetti fez foi dar valores numéricos para os “fatores humanos e ambientais que levariam ao fim da humanidade”. E esses valores são 4, 8, 15, 16, 23 e 42. A explicação oficial termina aí, e você pode interpretá-la como quiser. Mas o ponto é que Hanso, após ter acesso à equação de Valenzetti, entrou de cabeça na idéia de salvar a humanidade da extinção. Como? Leia aqui embaixo.

2- AS ORIGENS DA DHARMA

Se os números representam os fatores que vão levar ao fim do mundo, é preciso dar um jeito de alterá-los. Mas não basta caneta e papel. Segundo Alvar Hanso, para mudar os valores da equação precisaríamos manipular o meio ambiente e o comportamento das pessoas. Para entender isso melhor, vamos chutar o balde e partir para uma interpretação livre: se o número 4 representasse, vá lá, o nível da agressividade humana, precisaríamos baixá-la para 3 ou 2 para salvar o mundo. Hanso imaginou que, com muita pesquisa científica, daria para conseguir algo assim. Então, em meados dos anos 70, fundou a Iniciativa Dharma – sigla em inglês para Departamento de Heurística e Pesquisa em Aplicações Materiais. “Heurística” é o ato de descobrir coisas novas. E era descobrindo coisas, em campos que vão da psicologia ao eletromagnetismo, que a Dharma esperava mudar os fatores numéricos da equação. Para fazer isso de forma secreta, montaram seu aparato científico num lugar ermo: uma ilha que só a cúpula da Dharma sabe onde fica.

3- AS EXPERIÊNCIAS NA ILHA

Não está claro que tipo de pesquisa os cientistas foram fazer lá. Mas não faltam pistas. Algumas inscrições num mapa da ilha que apareceu na TV deixam claro que a Dharma alterou o gene de ursos polares para adaptá-los à selva. Essa seria uma forma de manipular o ambiente para mudar os fatores da equação de Valenzetti. Das experiências com gente, a mais óbvia aparece por toda a 2ª temporada: condicionar pessoas a apertar botões em intervalos fixos de tempo. Mas há outra que só apareceu no vídeo de Hanso: expor pessoas a um vírus mortal. O grupo de cientistas de Danielle Rousseau, que aportou na ilha no final dos anos 80, provavelmente morreu por causa desse vírus. Algumas teorias, aliás, defendem que Danielle e sua trupe foram enviados pela Dharma – apesar de ela ter dito que foi parar na ilha por acidente. Outros que talvez fizeram parte da Iniciativa são eles mesmos: os Outros.

4- QUEM SÃO OS OUTROS

Um porta-voz da Hanso Foundation, a empresa por trás da Dharma, disse numa entrevista (fictícia) ao canal ABC que a Iniciativa encerrou suas atividades em 1987. Então o que os Outros, que controlam instalações da Dharma, estão fazendo na ilha? Certas teorias dizem que alguns deles foram para lá quando eram crianças, nos anos 70, como parte das experiências da Iniciativa com seres humanos. Agora que estão na casa dos 30, 40 anos, eles seqüestrariam crianças para continuar essas mesmas experiências. Note que Benjamin Linus, o líder dos Outros, já disse que “passou a vida inteira na ilha”. Outras teorias defendem que eles sejam cientistas dissidentes da Dharma que resolveram ficar na ilha para salvarem-se do apocalipse. Seja como for, eles talvez não sejam os únicos “Outros” ali.

5- UMA CIVILIZAÇÃO PERDIDA

Quem estava na ilha antes de a Dharma chegar? O povo que fez a estátua de 4 dedos, aquela do final da 2ª temporada. Os produtores disseram no podcast de Lost que, sim, ela foi feita antes de a Iniciativa atracar na ilha. O mural aqui do lado, que fica num canto do hatch, mostraria o fim desse povo. Olha a parte em azul do quadro. Essa onda representaria o desastre que arrasou a população nativa: um tsunami – o mesmo que teria levado o navio Black Rock até o meio do mato. Mas a tragédia pode não ter matado todo mundo. Remanescentes ainda viveriam na ilha. E seriam o povo que anda sem deixar pegadas, sussurra no meio da floresta e faz as fogueiras sinistras que aparecem de vez em quando. Algo como “os outros Outros”. A ver.

6- O CHEFE SUPREMO DOS OUTROS

Os nomes de Lost não existem em vão – John Locke e Danielle Rousseau, batizados em homenagem a filósofos, estão aí para provar. No caso dos Outros, a inspiração parece ter vindo da Bíblia. E isso pode revelar algumas coisas. Tipo: o líder Benjamin Linus teria um superior vivendo na ilha, Jacob. Ele só foi mencionado uma vez na série, e pode ser o ainda misterioso homem de tapa-olho (1). O fato é que, na Bíblia, Benjamin é o nome do filho preferido de… Jacob (Jacó, em português). O livro sagrado também diz que Jacó é filho de Isaac. E, sim, tem um Isaac em Lost. Ele é um curandeiro que vive na Austrália (2). Foi à clínica dele que Bernard levou Rose para tentar livrá-la de um câncer. É que Isaac usa o que ele chama de “força da Terra” para extirpar tumores e fazer com que paralíticos voltem a andar. A Dharma pesquisa a força magnética toda especial da ilha. Tão especial que destrói cânceres e cura paralíticos. Isaac, então, pode ter conexões com a Dharma. E até ser o chefão dos Outros. Pelo menos é o que está na Bíblia.

7- AS INFILTRADAS

LIBBY

Não faltam suspeitas sobre a moça. Primeiro, ela não revela que já conhecia Hurley antes do vôo. Quando o gordinho diz “Te conheço de algum lugar…”, ela só fala: “Você tropeçou no meu pé enquanto embarcava no avião”. Mas sabe-se que isso não aconteceu. Também sabemos que o marido dela, morto, se chamava Dave. E que Hurley matou duas pessoas ao derrubar um píer com seu peso. E que ele tem um amigo imaginário chamado Dave. A suspeita é que os dois Daves sejam a mesma pessoa. Hurley teria criado o amigo imaginário por causa da culpa que sente por ter matado o Dave de Libby no píer. Por sinal, esse Dave freqüentava píeres, já que tinha um barco. O mesmo barco que Libby deu para Desmond. Tudo isso indica que ela colocou Hurley e Desmond de propósito na ilha. E que talvez seja uma espécie de recrutadora de “voluntários” para experiências da Dharma.

CINDY

O escritor Gary Troup foi um dos passageiros que morreram na queda. Ele escreveu o livro Bad Twin (lançado na vida real). E dedica a obra ao amor de sua vida: a aeromoça Cindy, uma das sobreviventes. Bom, Bad Twin menciona a Hanso Foundation. Isso indica que Gary (e possivelmente Cindy) tenha alguma ligação com a Dharma. A aeromoça sumiu no meio do mato na 2ª temporada, mas volta agora, na 3ª. A ABC mostrou, num trailer, que ela está vivendo com os Outros. Parece bem feliz. Então nada impede que Cindy já soubesse o que estava acontecendo na ilha, e que tenha ajudado a levar os passageiros do vôo 815 para servirem de cobaias aos Outros. Talvez ela saiba muito mesmo. É que seu ex-amante Gary Troup chegou a fazer um outro livro. A obra se chama A Equação de Valenzetti – aquela mesma, que deu início à Dharma.

Fonte: Super Online

Minha opinião:

Ah tá! Agora sim eu entendi a trama. Ou não? Vixe, to confuso!

Anúncios
comentários
  1. Zuleide disse:

    Gostaria que alguém me ajudasse a resolver a requencia numerica 08,13,21,34,55,…17711 que encontrei na site da sony pinctures, onde temos que desvendar os oito mintérios para poder ter acesso a informações da 3 ª temporada de lost. obridada . Zu.

  2. Wander disse:

    Gostaria que alguém me ajudasse a resolver a requencia numerica 08,13,21,34,55,…17711 que encontrei na site da sony pinctures, onde temos que desvendar os oito mintérios para poder ter acesso a informações da 3 ª temporada de lost.

  3. Bruno disse:

    Wander Disse:
    3 novembro, 2007 em 5:31

    Gostaria que alguém me ajudasse a resolver a requencia numerica 08,13,21,34,55,…17711 que encontrei na site da sony pinctures, onde temos que desvendar os oito mintérios para poder ter acesso a informações da 3 ª temporada de lost.

    ACho que descobri:
    8 para 13 são 5 ( a diferença entre os dois é 5 —- 13 – 8)
    13 para 21 sao 8 //
    21 para 34 são 13 //
    34 para 55 sao 21 //
    Observe os ultimos numeros de cada linha( 5 , 8 , 13 , 21)
    onde 5 + 8 = 13 e 8 + 13 = 21 dai acredito que a logica da sequencia seja A diferenca de cada 2 termos da progressao se somadas com a proxima diferenca do porximo termo com o ultimo resulta na diferenca dos dois proximos termos.

  4. airton disse:

    na terceira temporada na hora que jake estar no hospital roubando remedio
    o medico chega e fala que vai chamar o pai dele e logo depois
    aparece ele com os mapas depois falando com a cate
    masss o pai dele ja tinha morrido pq iriam chamalo e no jornal quem morreu
    quem ele foi ver no caixao
    e mais uma coisa pq a iniciativa dharma ainda manda comida?
    eo eles foram resgatados ou era so um sonho

  5. W.A.S disse:

    Na minha opinião, a experiência esta acontecendo na ilha e as cobaias são os Protagonistas do vôo, e a ilha nem fica distante da civilização, mas como td é uma conspiração, temos a impressão de q td esta distante e sem contato.

    • Rita Lee Chaves disse:

      Eu não acho que a ilha esteja perto da civilização, porque ninguem pode negar que o avião caiu , e se estivesse perto de uma civilização alguém teria visto ! Vocês lembram da escotilha da 1ª temporada que o Locke achou? Era um grande imã. O desmond em um capítulo comentou com Jack ” Não sei você doutor, mais quando passo perto dessa parede minhas obturações doem [..] Eu acho que o avião foi puxado por um grande imã que deve ser a ilha! Não sei direito, mais minha opinião no momento é essa.

      • Tiago Almeida disse:

        Quase 7 anos depois venho lhe dizer que é quase isso, mas vc já deve saber susushshshhd

  6. Tanto Faz disse:

    Gente Alguém me fala o Site da SonyPictures que está fasendo esse “Mini Jogo de Lost”?

    VLW

  7. Gabriela Francine disse:

    Gostaria de saber tbm…esse fleches em que os seis resgatados estão vivendo fora da ilha é muito estranho, quando Jack encontra com Kate ele fala para ela que eles precisam voltar para a ilha, ela diz que não vai voltar e que´precisa ir embora pq se não “ele” IRIA FICAR BRAVO, quem seria esse “ele”, será o soyer. E pq o Sayd esta trabalhando para o Ben.?

  8. Carol disse:

    Não eh isso.
    A kate estava falando do Eron, o filho da Clair, e ela n diz q ele ia ficar zangado e sim q ele ia ficar preopupado!!!
    E o Sawer n poderia ser, pq ele está na ilha q desapareceu!!!

  9. Benedito Silva disse:

    Vamos parar de “viajar” pessoal. São apenas alguns que enriquecem com as confusões criadas nas nossas cabeças por filmes, séries etc. que nada acrescentam na nossa vida pessoal.
    Há muita coisa boa e concreta a se realizar, não sirvamos de robôs para alguns.

  10. Renato Barros disse:

    ae Beneditoooooooooo !!!!! É isso ai cara…você tem toda razão….Isso é pura manipulação….

  11. Gui disse:

    É…. isso ai… somos manipulados como os personagens dessa série… a diferença é que eles (os personagens) desconfiam q estão sendo usados…. nós não!!!

  12. carlos disse:

    podemos ate estarmos sendo manipulados…
    mas todo vez q assistimos um episodio de lost ou coisa parecida, nos preoucupamos em entender os misterios q existem na trama, e com isso trabalhamos nossas mentes, quem sabe ate mesmo para resolver um misterios do nosso dia-a-dia. concerteza assistir lost eh uma coisa mais enteressante do q assistir BBB por exemplo!!!

  13. Simeone disse:

    BBB é uma bosta mesmo, só pra quem nao tem nada pra fazer mesmo ! ¬¬

    e LOOST? aaah, é boom djimais ! ;D
    o bom da série é que nós conseguimos ter em, onde e no que pensar sobre cada pessoa e cada história diferente, que acaba mtas vezes se encontrando antes da chegada deles na ilha !
    isso é muito estranho e tbm muito bom para podermos ter um pouco de ‘cultura’ , e sabermos que sempre encontraremos com alguém; pode ser agora, hoje, amanhã !
    isso se chama DESTINO . .

    deixo um recado pra vocês:
    – Te vejo em outra vida, brother ! (y’

  14. joaquim disse:

    vai trabalha e para de olha lost…

  15. Beto Kaos Z Deja-vu disse:

    Muito interessante todas as opniões sobre a série LOST. Mas, gostaria mesmo é de saber se existe algo escondido nos DVDs da série. Alguns DVDs até musicais, escondem segredos, imágens, fotos, fatos, e usando o contrôle remoto você entra e descobre. Jogos como Quake, Doom, e outros possuem essas características.
    Vou continuar pesquisando sobre o assunto e depois digo se encontrei algo.
    Tenho uma Video Locadora e já assisti 99,9% dos filmes. Agora pretendo encontrar os “segredos” em algum deles.

  16. demonio disse:

    eu sei quando mundo vai acabar jonathan.samuca@hotmail.com me add q falarei

  17. janete disse:

    Meu deus esse cara dono desse blog é muuuuuuuuito burrro, a dhrma NÃO foi fundada por Alvar Hanso, a fundação Hanso se essociou a Dharma vei olha na quarta temporada meu.

  18. Muhamad disse:

    O Benjamim da biblia , filho de Jacob , tambem “matou” sua mae , Rachel , quando nasceu .

  19. nao sei disse:

    kkk eh eu nunca assisti lost.

  20. Ste disse:

    Na verdade os numeros se tratam dos prorios candidatos do jacob (herley, sun, jin, kate, jake, etc) pq os nomes dos mesmos estao escritos na caverda do jake e a maiori esta riscado para ser um candidato a substituir a ilha, e os nomes que sobraram estao enumerados com esses numeros, por exemplo o numeto da sun e o numero 4, o numero 15 e o hurley, o 42 era o john locke e assim sucessivamente, ou seja os numeros sao os proprios canditados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s