Ubuntu Perfeito, agora em formato de script

Publicado: 02/10/2008 por Robert Lucas em Dicas, Eu recomendo, Linux
Tags:, , , , , ,

O objetivo desse script é executa-lo uma única vez e deixar o Ubuntu pronto para uso segundo minhas próprias definições.

Ele segue a cartilha do artigo “Ubuntu Perfeito – versão 8.04″ e contém muitas novas adições. Eu tentei dar o esmero em vários pontos do script, por exemplo, alguns pacotes eu testo para saber se eles estão dentro do repositório e se não estiverem então faço o download diretamente dos arquivos .deb. Também é verificado se o pacote já não se encontra instalado antes de iniciar um download enorme. Muitas etapas como o suporte a mapeamento à unidades de rede requer que usuarios estejam dentro do grupo [fuse] e o script faz isso, idem para o VirtualBox [vboxusers] e programas que exibam o nivel de tinta de impressoras [lp].

Ele ainda não está terminado, mas estou disponibilizando para testes.
Não há nada de nocivo no script, ele é um monte de IFs, APT, WGET e só foi testado no Ubuntu Intrepid(8.10) e Ubuntu Hardy (8.04), mas suspeito que funcione em todas as distros baseadas em Debian.

Apesar de ter sido escrito em bash-script, ele faz pleno uso do utilitário chamado zenity que responsável por dar uma camada de interface gráfica ao dialogar com o usuário usando checkboxes, checklist, warnings e afins.

Confira post completo aqui

Fonte: Hamacker’s Palace

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s