Nem só de Linux e Windows vive o mundo

Publicado: 19/02/2008 por Jojo em Conhecimento, Linux, Windows
Tags:, , , , , , , ,

Bom, já que o Robert falou sobre as distribuições dos sistemas operacionais livres (aqueles que possuem todo ou parte do código aberto a customizações e melhorias), eu vou falar daqueles chamados de “proprietários”, que são aqueles que o usuário não pode mexer no código. O mais comum é o Windows, aquele lá do Bill Gates que todo mundo conhece. Mas engana-se quem acha que só existe ele de S.O. (sistema operacional) proprietário.

IBM AIX

AIXO AIX® é um sistema operacional UNIX® baseado em padrões abertos que permite executar os aplicativos desejados, no hardware que você quer-Servidores UNIX IBM. O AIX em combinação com ofertas de virtualização IBM, oferece novos níveis de flexibilidade e desempenho para permitir que você consolide cargas de trabalho em menos servidores que podem aumentar a eficiência e economizar energia. O AIX oferece altos níveis de segurança, integração, flexibilidade e confiabilidade-essenciais para atendimento das demandas dos ambientes atuais de tecnologia da informação. O AIX opera no IBM Systems com base na tecnologia Power Architecture.

MAC OS

MacOsO Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984.

Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Em sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o kernel, que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Geralmente, a partir do Mac OS X, os sistemas foram ganhando nomes de felinos.Cheetah, Puma, Jaguar, Panther,Tiger e o atual, lançado em 26 de outubro de 2007, Leopard.

Microsoft Windows

Vista Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. Embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, ele é o sistema operacional mais usado do mundo.

Apesar do sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança e como plataforma de vírus de computador e programas-espiões (spywares), o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

A Microsoft começou o desenvolvimento do “Microsoft Windows” em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

As principais versões são Windows 1.0,Windows 2.0,Windows 2.1,Windows 3.x,Windows NT,Windows 95,Windows 98,Windows 2000,Windows ME,Windows XP,Windows Server 2003,Windows Vista ( ou Windows NT 6.0)

IRIX

IRIX

IRIX é um sistema operacional baseado no Unix com o BSD desenvolvido pela Silicon Graphics (SGI) para funcionar em computadores com arquitetura MIPS de 32 e 64-bits em servidores e estações de trabalho.

Um dos seus resultados mais importantes é a o sistema de arquivos próprio, o XFS que é mais avançado do que o journaling, comum em distribuições Linux.

IRIX tem uma grande particularidade positiva, suporte para gráficos 3D, vídeo e grande largura de banda de rede para transferência de arquivos. IRIX foi o primeiro sistema operacional baseado em UNIX a oferecer interface gráfica ao usuário, o IRIX foi muito utilizado para a indústria de animação computacional e científica com sua boa performance em gráficos 3D, porém esta indústria está migrando para o Mac OS X e o Linux.

A versão corrente da IRIX é a IRIX 6.5. Novas versões menores são lançadas continuamente. A última versão é compatível com UNIX 95 e POSIX (incluindo ACLs).

O IRIX foi descontinuado no final de 2006, dando lugar à plataforma Altix da SGI, baseada em processadores Intel e no sistema operacional Linux. O suporte para clientes já existentes segue até 2013.

Tru64 UNIX

Tru64 UNIX é um sistema operacional UNIX 64-bit para a arquitetura de microprocessador Alpha, propriedade da Hewlett-Packard. Anteriormente, Tru64 UNIX era um produto da Compaq, e antes, Digital Equipment Corporation (DEC), onde era conhecido como Digital UNIX (anteriormente DEC OSF/1 AXP).

Como seu nome original sugere, o Tru64 UNIX é baseado no sistema operacional OSF/1. O produto UNIX anterior da DEC era conhecido como Ultrix e era baseado no BSD UNIX.

Diferente da maioria das implementações UNIX comerciais, o Tru64 UNIX é construído sobre o kernel Mach. Outras implementações UNIX que o utilizam incluem NeXTSTEP, MkLinux e Mac OS X.

HP-UX

HP-UX é o nome do sistema operacional lançado em 1986 pela empresa Hewlett-Packard. O HP-UX é uma variação do sistema Unix baseado no System V.

A primeira versão do HP-UX foi o 1.0, surgiu baseado em Unix system 3 e logo depois em System 5

O primeiro HP-UX para os sistemas Focus (Series 500) tinham kernel escritos em MODCAL, que era um pascal modificado com extensões de baixo nível de programação. Este MODCAL era muito utilizado para sistemas operacionais da HP até meados da década de 80. Este kernel foi agregado por outro kernel chamado SUN-OS, que emulava o sistema de arquivo UFS, chamando este sistema de arquivo de SDF – formato estruturado de Sistema, com a característica de abrir e ler, não existentes Hoje. O HP-UX foi desenvolvido com uma união entre AT&T, UCB e recursos da HP. As séries 200 e 30 também saíram baseadas em System 3 e System 5, com 2 versões uma para o System 3 e outra para o System 5.

A HP Anunciou sua arquitetura de precisão no segundo semestre de 1986 para 2 linhas de hardware: a série 930 dos HP 3000 as quais tinham equivalência com as séries 840 dos HP 9000, e as séries 950 do HP 3000 que também eream equivalentes as séries 800. Diferente dos sistemas PA RISC mais modernos em 3000/930 e 9000/840, o processador PA RISC foi difundido em várias placas de TTL (Transistor-Transistor Logic é uma classe de circuitos digitais bipolares).

Bom, tentei falar do máximo que eu consegui encontrar. Mas ainda existem mais, como os da IBM , desenvolvidos para MainFrame, os chamados Zseries.

Não é possível responder qual S.O. é o melhor. Cada um possui suas vantagens e desvantagens. O contexto, a necessidade e a disponibilidade da empresa ou do usuário comum que poderão ser fatos para a escolha de um ou outro sistema operacional.

Anúncios
comentários
  1. Syllar disse:

    Muito Bom!!!!!
    Poderia citar também, se ainda fosse comercializado o meu 1ª computador Amiga, que roda o Workbench 1.0, a primeira grande experiencia de um usuário com um sistema multitarefas, O sistema foi até a versão Amiga os4.0.

  2. juan disse:

    Um muito legal e informativo, continuem assim…

  3. juan disse:

    Um muito legal e informativo, continuem assim…é isso ai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s