MPAA virou espiã?

Publicado: 29/11/2007 por Robert Lucas em Linux, Tecnologia
Tags:, , , , , , , , , ,

A MPAA (Motion Picture Associaton of America) pediu a 25 universidades norte-americanas para que instalassem um sistema operacional Linux criada por ela, até aí nada de mais, certo? Errado!

Para quem não anda acompanhando as notícias no mundo, as universidade norte-americanas são as maiores responsáveis por tráfego ilegal de arquivos de áudio e vídeo. Portanto, nada melhor que monitorar o que te incomoda. E é isto que a MPAA pretende com este sistema. A MPAA nega qualquer tipo de violação aos direitos ou a privacidade dos usuários do sistema, mas, alguém aqui acredita nisto?

Foi disponibilizado a pouco dias uma pré-analise do sistema que a MPAA está disponibilizando às universidades, onde encontraram “coisas” interessantes que todos nós já sabemos o que podem ser, mas vamos lá. A princípio é um sistema normal, como qualquer outro Linux, mas começando a analisar os processos carregados pelo sistema começaram a achar os pontos “fortes” do sistema, além obvio dos aplicativos que monitorariam o tráfego da rede nas universidades, encontraram alguns aplicativos que conectavam-se diretamente aos servidores da MPAA, – independente de autorização dos usuários ou universidades – alguns poucos destes seriam aplicativos nocivos, estando ali apenas com a finalidade de atualizar os demais aplicativos do sistema diretamente dos servidores da organização, mas os outros enviavam informações de tráfego em redes P2P e também da rede interna das universidades diretamente para a MPAA. Interessante, não?

Agora fica a pergunta, será que alguma universidade se interessará por este sistema? Por mais que seja gratuito, acho que a resposta se torna obvia. Afinal, creio que nenhuma entidade gostaria que espionassem o tráfego de sua rede, para qual fim que seja. Nem mesmo eu um usuário que não teria nada a esconder – será? – gostaria de ter informações de minha rede passada assim de mão beijada para a “vilã”.

Até onde chegará esta “guerra”? Eu não posso adivinhar, mas continuarei de olhos abertos. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s