Windows XP ainda confronta Windows Vista

Publicado: 16/11/2007 por Robert Lucas em Windows
Tags:, , ,

Oi pessoal, quanto tempo, já são quase 7 dias afastado das postagens, mas aqui estou novamente com mais um post.

Não irei fazer comparações entre sistemas, nem mostrar os pós ou contras de um ou outro, apenas levantar alguns pontos.

A alguns meses acompanhamos o lançamento do Windows Vista, com campanhas em todos os meios de publicidade e muita fumaça no ar, passado os dias começamos a depararmos com usuários insatisfeitos com o sistema, outros maravilhados com ele, o que sempre acontece, mas agora, após alguns meses, notamos que o Vista não teve uma aceitação como era esperado pela Microsoft e anda tendo algumas dificuldades para alcançar novos usuários. Sua maior dificuldade, ou devemos dizer, seu maior rival é justamente seu irmão, Windows XP. Sabia disto?

Agora, porque o Windows Vista ainda não emplacou no gosto dos usuários?

Eu responderia da seguinte forma. Ele emplacou sim, para usuários iniciantes ou usuários caseiros, que não necessitam de muitos recursos ou tem pouca necessidade de manipulação do sistema. Ele não emplacou para usuários intermediários e mais experientes, por que em resumo o Vista é chato! Para usuários que precisam manipular sempre arquivos do sistema ou programas variados ele se torna quase inviável, ou você não se importa de todas as vezes que for abrir um arquivo aparecer uma janelinha perguntando se você tem certeza e deseja permitir aquele arquivo ser executado.

O Vista é visualmente atraente? SIM. O Vista é profissionalmente viável? NÃO.

O XP é visualmente atraente? SIM. O XP é profissionalmente viável? SIM.

O Vista exige um hardware que ainda não é comum encontrarmos nas empresas. Com os requisitos MÍNIMOS exigidos pelo Vista – somente pelo sistema -, conseguimos rodar o XP, anti-vírus – que é obrigatório -, e programas “pesados” como editores de vídeo ou imagens perfeitamente. Em uma empresa não bastaria apenas trocarmos ou fazermos um upgrade naquele computador que temos disponível, mas devemos quase que trocar tudo, por falta de compatibilidade de drivers de equipamentos que ainda não há suporte para o Vista, o que torna inviável a operação. Se até usuários domésticos estão conseguindo ganhar da Microsoft a autorização para o downgrade, ou seja, instalaram o Vista, não supriu as necessidades dele e ele quer voltar para o XP, que supria bem todas as necessidades dele, se o Vista está no desgosto de usuários domésticos que há pouca exigência do sistema, imagina o que não aconteceria em empresas de médio ou grande porte, com centenas de estações e uma exigência maior do sistema e conseqüentemente do hardware. Sim, sim, temos empresas hoje com centenas de estações todas rodando o Vista, temos sim, mas vocês sabem quanto elas gastaram para ter todo seu parque tecnológico rodando Vista? Vamos falar assim, seria algo que desse pra abrir uma nova filial bem equipada e com o pagamento de uns 100 funcionários por mais de ano. Então, você sendo empresário, iria gastar o teu suado dinheiro ampliando seu negocio ou trocando todo o sistema e por conseqüência todos os computadores da sua matriz?

A Microsoft foi feliz fazendo um novo sistema visualmente interessante, mas totalmente infeliz fazendo com que este sistema exigisse quase 3 vezes mais recursos de hardware que sua versão anterior. Torço para que o próximo sistema da grande MS faça sucesso, porque o Vista, sei não viu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s