Todos contra o Facebook

Publicado: 08/11/2007 por Robert Lucas em Internet

A alguns dias pudemos acompanhar uma disputa entre Microsoft e Google para adquirirem uma pequena parcela do Facebook. Não está sabendo disto? Então leia aqui. “Mas afinal, que diabos é este Facebook?” poderia perguntar alguns nobres desinformados, vamos colocar em palavras de fácil entendimento, o Facebook é um Orkut melhorado, que virou febre nos EUA e vem ganhando o mundo fazendo bastante barulho por ai e começando a incomodar o Orkut por aqui.

Justamente por estar incomodando o Orkut, a Grande G (Google) resolveu entrar na disputa com a Microsoft por uma parcela desta nova onda e adivinha quem levou a melhor? Adivinha? Adivinha? Não, desta vez a Grande G não foi feliz, perdendo a disputa para a Microsoft que acabou adquirindo 1,6% do Facebook por míseros US$ 240 milhões, não você não leu errado, são 240 milhões de DÓLARES por 1,6% do Facebook, isto mesmo, uma empresa fundada em 2004 vale hoje algo em torno de 15 BILHÕES de dólares. Mas isto não é por acaso, o Facebook vem se diferenciando dos demais sites de relacionamento deste sua abertura ao público, onde em alguns meses ele atingia a marca considerável de 500 mil novas contas abertas por dia, hoje são “só” 200 mil novas contas por dia(isso porque os brasileiros ainda não o conhecem direito).

Vendo o grande sucesso do Facebook e a depreciação dos seus serviços, Orkut, MySpace e outros sites de relacionamento com menos importância estão juntando suas forças para combater ou pelo menos não deixar com que o Facebook se distancie deles. Os sites de relacionamento estão aproveitando a nova plataforma Android – lançada a pouco tempo pelo Google – para criar diferenciais e APIs afim de atrair mais usuários para seus sistemas (coisa que o Facebook SEMRE fez), a plataforma Android permite que as empresas e até mesmo usuários criem suas APIs, afim de adaptarem o sistema às suas necessidades. Com a adoção da plataforma do Google os sites de relacionamento vão deixar “órfão” a plataforma utilizada pelo Facebook, dificultando assim a migração de APIs utilizadas no Facebook para os demais sites, e facilitando a integração de serviços entre “os parceiros”.

Enquanto isto, nós usuários, agradecemos as melhorias nestes sistemas e esperamos mais, sempre mais. E viva a concorrência (desde que não prejudiquem os usuários).

Anúncios
comentários
  1. jojominina disse:

    Aêe moço. Post muito bom. Nada de matérias prontas nem links diretos! Adorei 😉
    Parabéns!
    só um comentário: oce tá muito atoa pra ficar postando o dia todo! heehehe
    bjooo

  2. Robert Lucas disse:

    Sabe que horas eu escrevi isso?
    Eram 3:00 hrs da madruga meu…
    Atoa né… Vai achando…
    Mas valeu o apoio Jojo!!! ;]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s