É de conhecimento de todo profissional Linux que temos centenas de distribuições Linux espalhadas pelo mundo, mas são poucas as que ganham seu lugar ao sol. Aqui no Brasil pouquíssimas tiveram seu reconhecimento, onde podemos citar 2 que realmente ficarão e estão na memória de quem acompanha o crescimento do Linux que foi a Conectiva (hoje Mandriva) e o Kurumin, estas 2 foram as que mais tiveram sucesso com o público brasileiro.
Neste post “falarei” brevemente sobre 23 distribuições da nossa Terra Mãe Gentil… Mãos na massa… ;]

  • DreamLinux

Dreamlinux é um moderno sistema Linux que pode ser executado diretamente a partir do CD e opcionalmente ser facilmente instalado no seu HD.
Dreamlinux vem com uma seleção dos melhores aplicativos desenhados para satisfazer grande parte das suas necessidades diárias.
Dreamlinux é baseado no Debian e Morphix, o que significa que leva vantagens das suas melhores características e acrescenta suas próprias ferramentas de desenvolvimento.
Sendo um sistema modular Dreamlinux permite-lhe adicionar novos módulos compreendendo suas aplicações preferenciais e construir uma nova Distro que atendam às suas necessidades, através de sua revolucionária ferramenta MKDistro.
Site: www.dreamlinux.com.br

  • Kalango

Kalango é uma distribuição GNU/Linux nacional baseada no Debian desenvolvida por voluntários. O Kalango é um Live-CD, ou seja, o sistema roda inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional.
O sistema conta com um grande acervo de programas para atender as necessidades dos desktops de qualquer meio, seja ele residencial, corporativo ou governamental.
Ao dar boot com o CD, ele reconhece automaticamente todo o hardware do computador e o configura automaticamente, não importa qual a configuração, se os componentes forem compatíveis com o GNU/Linux o sistema o reconhecerá e se encarregará de deixa-lo funcionando sem exatamente nenhuma intervenção do usuário. Além disso caso esteja conectado em uma rede com um servidor DHCP, após o carregamento do sistema já poderá navegar na internet sem nenhuma configuração adicional.
O foco é sempre a facilidade de uso, para isso simplificamos ao máximo a distribuição de modo que um usuário inexperiente possa realizar tarefas do dia-a-dia como: navegar na internet, receber e-mail, bater papo, escutar músicas, ver vídeos e muito mais. Os programas são fáceis de achar devido a organização e padronização dos menus.
O ambiente padrão é o KDE (K Desktop Environment), que é um completo desktop, acompanha um painel de controle com muitas opções de personalização e configuração, apelo visual e um conjunto de programas que juntos formam uma solução completa para os desktops em geral.
Site: http://kalangolinux.org/site/

  • Kurumin

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.
Site: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

 

  • Big Linux

O Big Linux é uma solução completa em informática com foco principal no uso em Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza.
Com a versão 3.0 foi atingido um novo patamar em qualidade e usabilidade, tornando muito simples o uso do sistema por pessoas que nunca utilizaram um sistema Linux ou mesmo que estão iniciando o contato com computadores.
Site: http://www.biglinux.com.br/html/

  • FeniX

 

Sistema baseado na plataforma debian testing com interface KDE 3.5.5, Amsn 0.96, Beryl AIXGL, OpenOffice 2.1, Firefox, Thunderbird, + 26 softwares do projeto computador para todos do Governo Federal.
O novo FeniX é o que podemos chamar de Revolucionário, pois com seu sistema inteligente de detecção de hardware, ao detectar aceleração em placas de vídeo (mesmo onboard) o Beryl AIXGL é ativado automaticamente, transformando seu sistema numa máquina em 3D com telas que ao fecharem pegão fogo e muito mais.
Somos hoje o único linux no mundo que suporta a utilização de controles remoto para placa de TV do modelo MSI TV@nywhere Plus, e também o linux que possui a maior quantidade de hardwares homologados do planeta, incluindo as impressoras Canon IP 1200 e 1300.
Site: http://www.sistemafenix.com.br/

  • Litrix

Litrix Linux é um distribuição Linux em formato live CD que pode ser instalada também como sistema operacional Desktop em computadores x86. Com o Litrix é possível ter o melhor desempenho para seu desktop e a facilidade que você deseja. Baseado no sistema Gentoo você pode instalar uma grande base de aplicativos via internet, manter seu sistema atualizado.
O Litrix pode ser levado para qualquer lugar e usado sem necessitar de instalação no disco rígido, os aplicativos que acompanham a distribuição permitem você executar as mais diversas tarefas como navegar na web com segurança e ler seus e-mail.
Site: http://www.litrixlinux.org/

  • Dual O/S

Dual O/S é um sistema operacional completo e amigável. Feito para ser instalado em equipamentos novos, ou antigos que necessitem de atualização ou estejam sem licença de sistema operacional. Em caso de dúvida basta acionar o suporte técnico, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, por e-mail, MSN ou telefone e resolver na hora a sua dúvida. O Dual O/S é acompanhado ainda da Dual Training Alive (DTA), ferramenta que permite visualizar e executar de forma simples e tutoriada qualquer passo necessário para o uso do sistema e de suas aplicações. Além disso, todos os softwares são atualizados automaticamente por 12 meses, garantindo a segurança e o melhor funcionamento do seu PC.
Site: http://www.dual-softwares.com/dual_os.htm

  • Mandriva Conectiva

A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em fevereiro de 2005 entre a Mandrakesoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina.
A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de usuários e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários.
Site: http://www.conectiva.com.br/

  • Muriqui

Iniciado com um propósito interno, o projeto Muriqui Linux tinha como principal objetivo atender às necessidades dos laboratórios de ensino dos campi Doctum, por isso seu principal foco é o ambiente educacional e a inclusão digital, áreas onde se concentram a grande parte dos projetos desenvolvidos pela DoctumTec.
A nova versão do sistema operacional Muriqui Linux, a 1.4, teve seu completo desenvolvimento respaldado pela tarefa de suprir as expectativas de seus usuários e dar continuidade ao papel importante de agregar mais valor ao crescimento da tecnologia livre brasileira.
Muriqui Linux 1.4 se destaca por ser ainda mais completo, seguro, funcional, além de integrar novidades e mais modernidade, oferecendo ao público um sistema que atenda aos seus anseios e expectativas, propiciando facilidades e tranqüilidade ao usuário. São mais de 70 aplicativos, reconhecimento automático de mídia removível. (disquetes, CD’s, USB); supermount, o que facilita consideravelmente na montagem de dispositivos; sistema de ajuda completo e em português, através da Central de Ajuda Muriqui Linux; Aulas multimídia para lhe auxiliar no conhecimento da plataforma Linux e conteúdo didático específico para se aprofundar na usabilidade de aplicativos importantes e os mais usados no dia a dia, dentre tantas outras vantagens.
Ao longo destes dois anos, o projeto Muriqui tem se consolidado em todo o País. A preocupação peculiar em atender satisfatoriamente ao usuário final rendeu elogios, comentários positivos e parcerias engrandecedoras para o projeto do Software Livre.
Site: http://www.muriquilinux.com.br

  • ProLinux

Versátil, completo, moderno e fácil, este é o seu sistema operacional ProLinux, desenvolvido pela equipe especializada da Flux Softwares. São mais de 100 aplicativos, milhares de ferramentas e funcionalidades que tornam a distribuição uma das mais completas da plataforma Linux.
Dentre seus inúmeros diferenciais, destaque para a estabilidade do sistema baseado no Debian Etch 4.0; aplicativos selecionados e devidamente testados e traduzidos; suporte ao usuário garantido, através da Central de Suporte Flux Softwares, seu contato direto com os desenvolvedores da distribuição; conjunto completo de aulas multimídia, o seu curso de usabilidade ProLinux de forma interativa e prazerosa.
O sistema ProLinux foi desenvolvido tendo como objetivo atender as necessidades do usuário final, tanto doméstico quanto corporativo. Experimente você também todos os benefícios do ProLinux!

Site: http://www.fluxsoftwares.com/2007/index2.php?op=produtos

  • Resulinux

O Resulinux tem o maior desempenho do mundo em ambiente kde, ele foi projetado com o exclusivo balançeador de prioridades Texas Flood.
O Texas Flood é capaz de aproveitar de forma mais eficiente seus componentes de hardware, priorizando as tarefas da interface em relação as demais.
O Texas Flood permite que o KDE tenha alto-desempenho, sem abrir mão de nenhum recurso.
Pronto para os iniciantes, poderoso para os avançados:
O Resulinux inclui ferramentas fáceis de usar, projetadas especialmente para os iniciantes, como clientes de msn, navegadores web, ferramentas de escritório e suporte a MP3, MPEG, DIVX e DVDS.
Ele também foi preparado para os usuários avançados, que com um simples toque na tecla F12, podem ter acesso a um terminal poderoso e prático que permite administrar todos os recursos do sistema.
Site: http://linuxhard.org/?page_id=3

  • Librix

Librix é a distribuição Linux nacional desenvolvida pela Itautec com os diferenciais fundamentais para a implementação segura do software em sua empresa. É o único sistema que oferece o conjunto de hardware e software e atende a todas as exigências de qualidade, manutenção, melhorias contínuas e suporte técnico. São os melhores e mais estáveis pacotes do mercado, selecionados, testados e homologados pela Itautec que
disponibiliza um instalador com interface simples e um ambiente de configuração amigável. Com o sistema Librix, seu negócio terá a liberdade, confiabilidade e dinamismo do software livre com a qualidade, segurança e serviço de uma empresa com excelência em tecnologia.

Site: http://www.itautec.com.br/

  • Ekaaty

O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, seguro e amigável baseado no Linux. O Projeto Ekaaty enfoca o uso em desktops, provendo uma versão mais leve do sistema, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina.
Ele é lançado sob a GPL, ou ‘General Public License’, que o classifica sob a categoria de Software de Código Aberto (OSS), melhor conhecido como Software Livre. Dessa maneira os usuários podem ter liberdade de modificar e redistribuir o software com seu código-fonte e uma cópia da licença, possibilitando a uma comunidade internacional de desenvolvedores a oportunidade de melhorar e inovar o sistema operacional.
O Ekaaty é um atrativo para estudantes, pequenas empresas e entusiastas de Linux. Ele vem com o KDE, a mais completa e estável plataforma desktop para Unix, com o Projeto BrOffice.Org, que é uma das mais completas suítes multiplataforma para escritório e que suporta os formatos do Microsoft Office e o OpenDocument e com a suíte groupware Kontact, que apresenta assistentes para filtros antivírus e anti-spam..
Site: http://www.ekaaty.com.br/wiki/

 

  • Tupiserver

Desenvolvido por André P. Ribas, o TupiServer é uma distribuição Linux voltada para servidores, preparado apenas com programas e manuais necessários em um servidor, além das facilidades de instalação e configurações dos principais serviços necessários para sua rede.
Baseada nos pacotes Debian/Sarge e scripts do Knoppix e Debian, ele mantém o mesmo sistema de detecção de hardware e atualização de pacotes (Apt-get).
Site:
http://www.tupiserver.com.br/

  • Famelix

Famelix GNU/Linux é uma distribuição criada com a finalidade de oferecer um ambiente similar ao Windows XP (“Linux com cara de XP”), de tal maneira que facilite a migração de usuários do sistema operacional proprietário a um sistema livre, e que se possa aproveitar os conhecimentos já adquiridos pelos usuários.
As versões até a 2.0 utilizam elementos presentes em outras distribuições como Debian, Knoppix e Kurumin.
Já a versão 2.1, utiliza em seu todo apenas a base do Sistema Operacional Debian GNU/Linux. Uma novidade implementada pelo GDU, com sistemas de pacotes do Famelix, onde será possível atualizar sua distribuição sem a necessidade de reinstalar todo o sistema a cada lançamento de novas versões.
Site: http://www.famelix.com.br/

  • Poseidon Linux

Poseidon Linux é uma distribuição Linux brasileira, desenvolvida para uso científico.
Trata-se de uma distribuição Linux totalmente composta por Software Livre (SL), baseada no Kurumin Linux, e influenciada pelo Quantian Linux. O Poseidon é e sempre será livre e gratuito.
Outro detalhe importante é que todos os programas podem funcionar a partir do CD (“bootável“), já que o Poseidon possui tecnologias que permitem isso, sendo possí­vel utilizar todos os programas sem instalar absolutamente nada. Existe também a opção (recomendável) de instalar no computador se o usuário assim desejar. Na instalação, podem ser criadas várias partições no disco rígido do computador e instalar o Poseidon Linux em uma delas, separado do(s) outro(s) sistema(s) operacional/ais que o usuário tenha ou queira ter no seu computador. Um administrador de arrancada (boot manager) permitirá escolher em qual sistema o usuário deseja trabalhar em cada seção.
Site: http://poseidon.furg.br/

 

  • Dizinha

A Dizinha Linux é uma das primeiras distribuições Linux baseadas no Kurumin Linux. Criada por “Lame_Duck”, esta distribuição tem como atrativo a possibilidade de rodar em máquinas antigas, com processadores como Pentium 100 e até 16 MB de RAM. Possui gerenciadores de janelas simples, e aplicativos leves para os usuários que possuem PCs sem muito poder de processamento. Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux é de tão fácil utilização quanto outras distribuições baseadas em Debian.
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux

  • GoblinX

GoblinX completo possa ser executado sem instalação no é uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É um live CD, propiciando que um sistema operacionaldisco rígido. Segundo o seu website, ela é voltada para o usuário interessado em utilitários e aplicativos de grande qualidade, bem como para aquele que se interessa em um ambiente de trabalho o mais belo e prático quanto possível.
Site: http://www.goblinx.com.br/

  • Gobolinux

GoboLinux é uma distribuição alternativa, que redefine toda a hierarquia do sistema de arquivos. O principal enfoque desta hierarquia alternativa é armazenar todos os arquivos pertencentes a uma aplicação em sua própria árvore de diretórios com caminhos como /Programs/GCC/2.95.3/lib. Para possibilitar que o sistema encontre esses arquivos, eles são agrupados de forma sistemática em diretórios como System/Links/Executables, que contém os links para todos os arquivos executáveis dentro da hierarquia dos programas. Este modelo contrasta com a estrutura tradicional dos sistemas Unix, que contém caminhos como /usr e /etc, mas existem links para garantir a compatibilidade do sistema com a estrutura tradicional.
Site: http://gobolinux.org/

  • Libertas

O Libertas é um projeto mantido atualmente pela Prodabel, empresa de processamento de dados do município de Belo Horizonte. Inicialmente desenvolvido como uma distribuição, a proposta evoluiu para algo mais amplo e, ao mesmo tempo, mais simples de se manter.
Hoje a proposta do Projeto Libertas é utilizar a distribuição Debian GNU/Linux, com a manutenção de um repositório próprio e restrito e a criação de meta-pacotes para auxiliar em sua instalação. Dessa forma, mantém-se uma distribuição compatível com os padrões da comunidade, ao mesmo tempo que se tem um controle sobre o que está instalado nas máquinas.
Site: http://libertas.pbh.gov.br/

  • Satux

Satux Linux é uma distribuição 100% brasileira baseada no sistema operacional Linux. Foi e é desenvolvido primariamente pelo Instituto de Tecnologia JRSC (iTJRSC), instituição de pesquisa e desenvolvimento com sedes em Manaus e São Paulo.
O Satux Linux tem como filosofia a praticidade no uso, intensificando a experiência do usuário em interface e usabilidade, aproximando-se (ou até mesmo superando) da simplicidade de uso dos sistemas operacionais Microsoft Windows.
O Satux Linux pode ser baixado pela Internet, através do site http://www.satux.org.br/, e, ainda, pode ser adquirido na compra de computadores CCE Info, Bluesky, Nextera e Acteon Digital.
Site: http://www.satux.org.br/

  • Tutoo

O Tutoo-Linux é uma distribuição brasileira do Linux baseada no Gentoo e em desenvolvimento pelo Laboratório de Administração de Sistemas e Segurança do Instituto de Computação (LAS-IC) da Unicamp. O projeto do Tutoo se dá através de uma parceria entre o LAS-IC e a Itautec, fabricante brasileira de hardware, que patrocina o projeto e distribui o sistema com o nome de Librix, na maior parte das vezes pré-instalado em seus modelos ‘low-end’, destinados a usuários que não necessitam de máquinas muito potentes e modelos incluídos no programa do governo federal, Computador para Todos. O Librix recebe apenas mudanças de ícones e papéis de parede personalizados da Itautec.
Apesar disso a intenção da equipe de desenvolvedores é a de facilitar usuários menos experientes a realizar uma instalação segura e funcional e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para que usuários mais experientes não se sintam limitados.
Site: http://www.tutoo.org.br/

  • Mothux

O Mothux é uma distribuição linux baseada no Kurumin Linux, e tem foco na facilidade de uso, e pode ser baixada gratuitamente.
Site: http://www.mothux.xmb.com.br/

About these ads
comentários
  1. […] neste post: 23 distribuições Linux brasileiras uma breve esplanação das principais dristribuições do linux feitas por brasileiros. A […]

  2. mari disse:

    mtooo massa ;P
    hehehe
    as imagens sao hiper fofis ^^

    by : euzinhah \o/

  3. Brendon Menezes disse:

    Gostei da reportagem! Muito boa!
    Bom, se eu fosse escolher um dos sistemas, com certeza escolher o Resulinux, pelo visual(lembra o Windows Vista) e por não ser tão “comilão” de memória…
    Eu uso um Windows XP Starter Edition e, só não instalo o Resulinux, pq paguei uma boa graba pra ter um software original….
    Linux; PARABÉNS!
    Com certeza vocês vão ser mis usados que a burocrática da Microsoft.

    • Renildo disse:

      O meu mano Brendon!Sinceramente! Em que mundo vives tu?Dizer que não vai instalar um sistema linux no seu pc por que tem o infeliz Xp start edition,com suas janelinhas ridículas que só pode abri três e dizer que é original e que pagou uma grana por ele,não me faça rir.
      Vou te dar uma mãozinha.digite na janela do browser google do firefox,(caagle)
      baixe ele e aí você vai ter cd keys de qualquer sistema operacional,anti-vìrus,
      o que você imaginar que é pago,vai achar a cd key e torná-lo original num piscar de olhos e billzinho ainda diz thank you. Abraços meu brother.

  4. Felipe disse:

    O famoso “UBUNTU” não entra na distribuição brasileira do Linux?

  5. Jojo disse:

    o dia que o UBUNTU for BRASILEIRO tá de boa. Agente poe por aqui sim.
    “Criado em 2004,pelo sul-africano Mark Shuttleworth a partir do sistema operacional livre Linux. O objetivo era oferecer ao público leigo uma alternativa gratuita ao Windows, da Microsoft, e ao MacOS, da Macintosh. Sua popularidade está em alta. Revistas especializadas dos EUA, como a Information Week, já deram páginas e páginas sobre ele. No Brasil, é figurinha fácil no Link e em outras publicações.”
    Fonte : http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=10459

    Responde ele aí Zé!

  6. Thiago Zoroastro disse:

    mas o Famelix tb nao é brasileira, heheheheh

  7. Robert Lucas disse:

    Thiago Zoroastro

    Quem te disse que o Famelix não é brasileiro?
    Guaramirim – SC até que me provem o contrário está dentro do território nacional…
    Então é BRASILEIRO sim… E com muito orgulho… Obrigado… ;]
    Era só entrar no site do Famelix que veria isto por lá…
    Abraços… 10 reais pela informação… =]

    Jojo

    3ª pessoa do meu coração… Muito obrigado por esclarecer a dúvida de nosso amigo Felipe… É por isso que te amo.. hehehe

  8. envy disse:

    quem usa essa essas ditros nao usa linux….
    quem usa Slackware usa e conhece linux

    • Jefferson Nogueira de Oliveira disse:

      Comecei no slackware sim. Meu primeiro contato com Linux foi com esse excelente sistema operacional. Excelente sim famoso e robusto.
      No entanto Debian sempre foi uma grande promessa e hoje se tornou o que é. Base para milhares de distros no mundo inteiro e o Ubuntu fez o que fez.
      Quando eu usei o Ubuntu Server pela primeira vez não vi mais sentindo em usar o slack e seus:
      weget
      make
      make install
      ./install.sh
      Já que com um simples apt-get install eu resolvia a questão.
      Usar linux é ser livre como você. Julgar alguém só pq ela não usa o slackware e dizer que ele é um leigo é muito infantil e vai contra todos os sentidos do linux. Afinal se não fosse para surgir tantas opções de linux como existem ogem o Linus não teria feito ele sobre GPL não é mesmo?
      Devemos respeitar a liberdade de cada um, e mesmo sendo um fiel usuário do ubuntu e ubuntu server estou experimentando o pfsence 2.0 que é baseado no open bsd dizem quem tem toda a segurança do BSD e ao mesmo tempo tem uma interface gráfica estilo um modem D-link.
      Temos sim que conhecer o código e todo o resto, mas temos que estudar e interpretar tudo que existe a nossa volta para não sair julgando quem está apenas começando.

  9. Robert Lucas disse:

    envy

    cara, isto sim que chamo de um comentário IDIOTA e sem NENHUM NEXO… Típico de verdadeiros defensores da MS…
    Pela sua afirmação, deve utilizar Slack, certo… Então me responda, o que você conhece a mais que os demais usuários de outras distros?
    Uso UBUNTU e te garanto que conheço tanto ou mais ainda como o MEU sistema funciona que você, e roda como eu quero… Mas nem por isso dou demerito a outras distros ou usuários delas, porque independe do software, mas sim da capacidade de cada um em chegar onde quer e conhecer o que quer… Sacou brow!!! =P

    Desculpe a sinceridade, mas esta sua afirmação é de uma babaquice sem tamanho…

    Por hora é só…
    Mas caso queira, estamos abertos a LONGAAAASSSSS discussões… ;]

    Abraços

  10. Thiago Zoroastro disse:

    Robert, pra mim nao existe melhor distribuição, mas a pior, na minha opiniao, é O Famelix, pela falta de originalidade. A ifno que eu li uma vez dizia que a Distro era chilena. abraços

  11. Pry disse:

    nuss adorei tudo bm esplicadinhoO uahuahu muito 10 nota 10000000 pra vcs e pau no —- de qm fala mal desse siti pq 10 flw

  12. DARK ANGEL! disse:

    caramba!!
    nem sabia q existiam todas essas distros brazucas!!
    sou iniciante no quesito linux e fiuqei bastante surpreso pelo numero de distros q existem no brasil. sendo q delas e u só conhecia o KURUMIN, o FÊNIX, e o BIG LINUX.
    eu já tinha ouvido falar das d+’s distros tais como: o kalango, o litrix e o mandriva conectiva, + nem fazia ideia de fossem brazucas.
    as unicas distros das qual eu tive o prazer em utilizar foram: o kurumin e em especial o fenix. e ste ultimo citado foi o q veio com aminha maquina e foi o q menos utilizei já q ele se auto desinstalou após 2 dias de uso. + isso não foi impecilio para q eu logo me apaixonasse por este sistema tornando-se assim a minha distro favorita atualmente.
    e ontem eu descbrir + 1 distro q estão acompanhando os computadores recem vendidos atualmente q é a (INSIGNE).
    eis o link para download para quem se interessar:

    http://www.insignesoftware.com/downloads/insigne/005.php

    OBS: necessita de chave de ativação para instalação!!
    e para finalizar agradeço pelas informações descritas aqui nesta pagina pois elas foram de grande ajuda a mim pois elevou + ainda a minha curiosidade sobre o linux e tambem os meus conhecimetos em relação as distros!!
    valeu galera!!!
    GOD BLESS LINUX!!!

  13. rose disse:

    Ola! e muito bom saber que temos pessoas em nosso pais que lutam por um sistema operacional livre de excelente qualidade desenvolvendo varias distros Linux, mas quanto ao DreamLinux eu me interessei e fui ao site na intenção de fazer download, mas encontrei um site totalmente em ingles, mesmo assim fiz o download e gravei a imagem iso, e para minha surpresa no boot não oferece suporte ao idioma portugues, mas se a distro e brasileira então porque não usa nosso lindo idioma? sera uma distro brasileira mas apenas para ingles ver??? fala serio!!!
    beijosss…

  14. sheyla disse:

    adreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  15. Edson disse:

    Belissímo post.

    Informação de primeira.
    Realmente acredito que nem todas essas distros são Brazucas, mas a maiorira é, e de extrema qualidade, eu tenho afinidade pelas que são baseadas no Debian, mas descobri aqui coisas que nunca tinha visto, bem… vamos testar,,,

    obrigado.

    abço!

  16. Bruno disse:

    Otimo …….
    alguem pode me dar dica de como instalar no HD quando aparece fica carregando uns icones e depois entra automaticamente no cd não dá pra escolher e depois entra no cd ai eu clico no icone do iniciar do cd é o kurumin linux 7.0 eu baixei do baixaki.com.br ai quando eu clico em baixar kurumin no hd aparece uma tela de carregando e depois abre outra e clico em continuar fica horas e horas sem aparecer nenhuma tela só fica mais lento

  17. Maurício Mendes disse:

    Gostei do blog, mais ainda desta matéria sobre distribuições nacionais, muito boa mesmo, mas gostei muito do Gnome, e principalmente do Ubuntu, que é a distribuição que uso e recomendo, estive a pouco tempo experimentando uma nova distribuição linux nacional a Epidemic, e sinceramente gostei e é a minha primeira distribuição fora do gnome, minto a minha primeira experiência com linux foi com o Kurumin do Morimoto, mas não me adaptei muito com o Kde, mas a Epidemic promete, é um projeto novo baseado no Debian e é muito bom. Se quiserem experimentar é só ir no site abaixo, pronto tá feito o convite, divirtam-se:

    http://www.epidemiclinux.org/

  18. Realmente muito bom o blog e seu conteudo ajuda muito a esclarecer a quantidade de distros brasileiras de bom gosto que temos disponiveis,,,,minha opnião é que devemos dar enfase e total apoio as puramente brasileiras desviando um pouco a atenção das demais, linux esta ai como uma porta aberta aos demais gringos enxergarem que temos realmente potencial, seja a sua esta ou aquela, apoie sempre uma que seja brasileira , feita por brasileiros, kurumin, biglinux, resulinux, garanto que seu conceito é o atrativo aos brasileiros nunca mudaram seus conceitos e necessidades de apoio de nossas credibilidades, mesmo assim sem este olha o que houve com o kurumin,,, fique com a que vc gosta, mas,,,de total apoio as demais brasileiras para podermos erguer ainda mais o nosso orgulho em ser BRASILEIRO!!!
    Parabens a todas, sem excessão…

    Ah e contem conosco sempre que precisarem……

  19. Segue para quem quer experimentar o kde4.2 em sua base debian….
    Acabei de Instalar / testar

    http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?p=22695#22695

    atenciosamente…

    SuporteTecnicoID

  20. BisonhuL disse:

    Muito bom o post.
    É bom que alguém possa estar mostrando as opções nacionais do linux que temos.
    Mas vale a pena lembrar que infelizmente o kurumin acabou.
    Dentre essas distribuições a que eu usei e mais gostei foi o big linux, muito útil ela e também muito fácil de operar.

  21. Down-Linux disse:

    Muito bom. só faltou o Pqui Linux!

  22. claitom sega disse:

    Meus parabéns pelo post.
    De muita qualidade e capricho com os detalhes e as dicas.Muito bom
    Um abraço

  23. Silva disse:

    Esse poste é exatamente o que estava procurando. Agora poderei baixar e testar algumas distribuições brasileiras, para mim desconhecidas, que sempre tive curiosidade.

  24. Renildo disse:

    Parabéns pelo post maravilhoso sobre as distribuições Brasileiras do super linux,pouco a pouco vamos nos libertando das amarras do ruindows.
    Apesar de usar o fedora ,ubuntu e o kurumin,vou testar as outras que eu nem sabia que existia.
    Abraços a todos.

  25. Mário disse:

    As Melhores de Todas são o Big Linux e o Mandriva esse sim são linux de verdade .. pena que naqueles computadores que vendaem nas lojas so colocam linux de merda como esse tal de Satux … não é atoa que as pessoas que trocam pro xp pirata

  26. Donizeti disse:

    eu queria saber qual é a versão do linux que é sofisticada, de fácil entendimento, e que ocupa pouca memória

  27. Alexander disse:

    Bom dia a todos, eu nunca usei o Linux e gostaria de saber uma coisa: em matéria de segurança; Qual o melhor deles?
    Obrigado
    Alex

  28. Douglas_ubuntu forever disse:

    Em segurança, na minha opinião é o Debian.

  29. Bill disse:

    Olá pessoal, achei muito interessante a matéria. Sou Ubundista, mas qualquer distro que seja Linux e carregue uma Filosofia de Distro livre e gratuita é valida, vi todos os sites achei todos eles são muito bons, aqueles que são baseados em Debian, vão mudar muito pouca coisa um do outro, o que difere são os suportes e a seleção de pacotes, tantos que se uma destas distros forem abandonadas é possível atualiza-los para sua Mãe no caso da maioria destes para o famoso Debian.
    Pessoalmente digo que só utilizaria outra distro a não ser o Ubuntu, se retomasse o projeto Kurumin, que foi a distro que mais carregou a nossa bandeira, acho que isso poderíamos estar nos mobilizando, para recuperar nosso indiozinho…
    Mas acima de tudo todas são Muito Boas!

  30. daniel disse:

    senti falta do educativa

  31. daniel disse:

    eh educacional naum educativa aquele do governo federal

  32. […] blog Informando é a primeira referência quando se pesquisa por “lista de distribuições nacionais”, […]

  33. Guga* disse:

    Como diz o ditado: “opinião é igual C&$%#Ú, cada um tem o seu”

    Uso o Ubuntu 10.10, na minha opinião é o melhor, mesmo não sendo br, estou baixando agora o DreamLinux, gostei do que li no poste e fiquei curioso, pretendo particionar meu HD e ter os 2, mais uma coisa é certa: “EU ODEIO windows”!!!

    -Linux, solução para tudo!

  34. cyberfausto disse:

    Muito boa sua matéria sobre o Linux e me surpreendi com a quantidade de versões desenvolvidas aqui no Brasil e gostaria da sua permissão de colocar um link em meu blog para o seu, um abraço.

  35. Abilio disse:

    Nossa cara achei massa o Poseydone do Satux, acho que vou ‘campiar’ um pra instalar em uma das partições aqi do meu pc… valeu.

  36. HorneFree disse:

    Ja instalei e usei o Poseidon, um linux completissimo, e que pode ser atualizado , contem varios
    recursos, inclusive o tão procurado CAD para desenho que ja vem no pacote para intalar. Funciona perfeitamente e dou nota 10, quem o projetou fez um programa solido e util, tanto que possui varios aplicativos para estudantes da ciencia . Muito bom e recomendo, vamos valorizar o trabalho destes meninos do RS. Parabens

  37. BIA disse:

    Adorei este site,
    tirei todas as minhas duvidas *-*
    Obrigada :)

  38. Joahermen disse:

    Bem, pelo menos duas distribuições remasterizadas por mim não constam ainda em sua lista, uma é compacta para caber num liveCD que intiyulei Xharmy, http://xharmy.realjoia.net/ e a outra bem maior, cerca de 3GB, http://solrealjoia.realjoia.net/. Ambas tenho desenvolvido para ser de fácil utilização por pessoas que não querem ficar configurando praticamente nada. O sistema base é o Debian Squeeze.
    Agradeço Você ao inclui-las em seu blog.
    E viva a liberdade.
    Cordialmente,
    Joahermen

  39. igor disse:

    E o bio linux e o linux avogadro? Alguem podia me dar mais informacoes?

  40. Jefferson Nogueira de Oliveira disse:

    Acrescenta o Pqui Linux:

    http://site.pquilinux.org

    Acho que ele usa a base slack.

  41. Rodrigo disse:

    Ninguém quer um Linux fácil para leigos.Na verdade querem o Linux sem firulas,para usar com o que quiser,com o programa que desejar.
    O pessoal foge do Linux por ver como falta intuitividade e a beleza visual,que hoje em dia ta em alta devido ao W7 e o futuro W8 que estará chegando.Algumas distros possui muito mais beleza grafica,porém,mantém algumas das características de um Linux sem intuitividade e poluído com tantas coisas.O sistema mais belo que conheço é o Mac,esse consegue ser tão limpo e belo.
    O pessoal quer um sistema onde ao abrir não se dapara com inúmeros objetos daqueles que vemos em softwares gratuitos,mas cheios de propagandas e poluição visual.
    Não estou querendo dizer que o Linux é ruim e sem qualidade.O sistemas é mais poderoso que o baseado em DOS e merece melhor tratamento.
    Quando acabarem as firulas e pararem de dizer que uma distro é para leigos,o Linux tomará boa parte do público do Windows.
    Se uma pessoa ouve ou lê que tal distro é feito para leigos,tal pessoa terá a impressão de que ela não tem qualidade e se sente vergonha em tê-la.Ninguém quer se sentir leigo e incapaz.

  42. geovana disse:

    esse site nao mostra nada que eu quero

  43. Litrix é uma boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s